Valorização Imobiliária em Florianópolis: Um Olhar Detalhado
Florianópolis, a capital de Santa Catarina, é conhecida por suas belas praias, excelente qualidade de vida e um mercado imobiliário em constante crescimento. Em comparação com dezembro de 2023, o aluguel na cidade teve um aumento de 1,09%. Nos últimos 12 meses, o crescimento foi ainda mais significativo: incríveis 26,54%, o 3º maior aumento no ranking nacional.
Várias razões têm sido apontadas para o aumento dos aluguéis em Florianópolis. Em primeiro lugar, o crescimento econômico da região tem impulsionado a demanda por imóveis residenciais, à medida que mais pessoas se mudam para a cidade em busca de oportunidades de trabalho e qualidade de vida. Além disso, o turismo em constante expansão tem gerado interesse dos investidores no mercado imobiliário, contribuindo para o aumento de preços.
Conforme o índice FipeZAP aponta, houve um crescimento exponencial no comportamento de preço médio de locação em Florianópolis entre os anos de 2022 e 2023, e em março de 2024 o aumento é de aproximadamente 18,73%, em comparação com o ano de 2018:
FONTE: FLIPEZAP
Já sobre o aumento do preço médio de venda, atualmente o aumento está na margem de 11,12% em relação ao ano de 2020, confira:
FONTE: FLIPEZAP
Impacto nos Bairros:
O aumento dos aluguéis tem sido sentido de forma intensa nos diversos bairros de Florianópolis. Enquanto áreas tradicionalmente valorizadas, como Lagoa da Conceição e Jurerê, registram aumentos expressivos, bairros antes considerados mais acessíveis também estão enfrentando uma escalada nos preços. Esse fenômeno tem implicações importantes para a diversidade socioeconômica da cidade e para o acesso à moradia.
Neste segundo gráfico abaixo, temos um detalhamento da variação de preço médio em 12 meses das principais regiões da cidade:
FONTE: FIPZAP
Especialistas apontam que o aumento dos aluguéis em Florianópolis reflete uma combinação de fatores estruturais e conjunturais, e que é improvável que a tendência se reverta no curto prazo.